Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Explicação do Sermão de Jesus – Sermão do Monte 02


Texto: Mateus 5.5-7


O texto continua a relatar os ensinos de Jesus às multidões que o seguia. Neste sermão do monte Jesus trouxe o esclarecimento dos “Humildes de Espíritos”, sendo aqueles que colocam sua confiança em Deus e não nos bens. Pois esses que acreditam no Senhor fazem parte do Reino dos Céus. E também nos ensinou sobre os que choram em oração e clamor pela vida dos que passam por lutas e pelo amor de Jesus e choram pela salvação de vidas que ainda não foram salvas. Jesus diz que esses serão consolados.
Nos versos do texto bíblico acima lemos que o Senhor nos ensina mais três atitudes que devemos seguir:


I – FELIZES OS MANSOS / PORQUE HERDARÃO A TERRA.
           
No dicionário manso significa aquela pessoa pacífica, sossegada, dócil, etc.
Wesley escreveu: “A mansidão parece, pois, se relacionar conosco mesmo, mas também ela se deve mostrar em referencia a Deus ou a nosso próximo.” “Ele é o Senhor, faça o que bem lhe parecer.”
“Os que são verdadeiramente mansos sabem com clareza o que é mau e podem suportá-lo. São sensíveis a todo mal, mas ainda assim se domina a si mesmos. São extremamente Zelosos do Senhor dos Exércitos, mas seu Zelo é sempre guiado pelo conhecimento e temperado em todos os pensamentos, palavras e ações, com amor do homem e com o amor de Deus.”
Os mansos são aqueles que obedecem à vontade de Deus e que se desviam do mal fazendo o bem. Segundo Wesley: “Estão sempre contentes, sempre satisfeitos com o que tem e se agradam com as coisas que possuem. Enquanto todo o seu coração, seu desejo e seu prazer estão no céus, podem verdadeiramente dizer que Herdam a Terra.”
Quer herdar a Terra? Seja manso de coração!

II – FELIZES OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA / PORQUE SERÃO FARTOS.

Depois de Jesus nos ensinar a sermos humildes de espírito, a chorar e a mansidão, Ele nos mostra o real desejo do Reino: Fome e sede da justiça de Deus.
A fome e a sede é apresentado no sentido espiritual, conforme o relato de Amós 8.11: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a Terra, não de pão, não de sede de água, mas de ouvir a Palavra de Deus.”
Wesley também comenta: “A justiça, como já observamos, é a imagem de Deus, a mente que havia em Cristo Jesus. É a reunião num só caráter de todas as inclinações celestiais e santas, decorrendo do amor de Deus e tendo nesse amor seu fim, amor de Deus como nosso Pai e Redentor, e por sua causa, amor a todos os homens.”
Deus promete suprir a nossa fome e sede, somente quando vivermos sua Palavra e formos um com Ele e com Cristo.



III – FELIZES OS MISERICORDIOSOS / PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.

No dicionário bíblico misericórdia significa: “bondade, Amor e Graça de Deus para com o ser humano, manifesto no perdão, na proteção, no auxilio, no atendimento e Súplicas.”
Wesley disse: “A Palavra usada por nosso Senhor mais imediatamente se refere à posse de um coração terno e compassivo, refere-se aqueles que, longe de desprezarem os que não sentem fome de Deus, profundamente se afligem por eles. Esta parte destacada do amor fraternal aí se coloca por uma bem conhecida figura, pelo todo, de modo que os misericordiosos, no sentido pleno da palavra, são os que amam ao próximo como a si mesmos.”
Quando demonstramos amor e misericórdia com as pessoas, principalmente com o que ainda não é salvo! Deus nos abençoará com o seu amor e sua misericórdia.

Conclusão:

As pessoas mais felizes são os mansos pois herdarão a terra, os que têm fome e sede da Palavra de Deus, pois serão fartos e os misericordiosos, pois Deus nos abençoará com a sua misericórdia.
Seja feliz, siga Jesus e cumpra as Palavras que Ele nos ensinar!


Deus abençoe!

Pr. José Carlos Teodoro Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário